sexta-feira, 31 de julho de 2009

Regras de Bolica

Como todos sabem (até mesmo os da 3° idade) o jogo de bolica sempre esteve presente na infância de muita gente antes da informática e até mesmo hoje com toda essa evolução, globalização e variedade sexual que nos cerca; é comun passar pela rua e ver um grupo de crianças brincando e as vezes até brigando por uma bolica cascalhada, um olho de gato raro ou até mesmo uma medição errada ou uma colheita impiedosa. Isso é altamente necessario para a formação do caráter da pessoa! Mas como todo bom jogo que se preze; tem que ter suas regras senão vira bagunça... eis algumas das mais usadas:

Regras Ofensivas:
- Atacks (forma-se uma espécie de parapeito atras da bolica adversária)
- Chimas (o ato de trocar de distancia horizontal para vertical )
- Trocks (pode ser de bolica ou de lugar)
- Bulico revolts
- Bulico minha morte tua
- Carambolas (quando duas bolicas se juntam)
- Pelas x (exemplo pelas 2 ou pelas 3 bolicas)
- Mechs (se da quando a bolica "mech" na outra e pode valer ou não... depende de quem gritar antes)
- Nikas de revolts (no caso de uma tabela que pode incluir muro, perna de alguem, outra bolica enfim...)
- Limps (dependendo se o campo de batalha tiver muito sujo pode ser usado o limpas)
- Escapes (Se por acaso sua bolica escapar da mão na hora de nikar)
- Estoris (alguns jogadores eram dotados da força necessaria e usavam essa técnica pra literalmente estourar a bolica do adversário transformando a mesma em uma meia lasca)
- Ergs (caso vc use o ergs vc pode erguer a sua bolica pra poder mirar melhor)
- Sujis (cria-se uma barreira de poeira, cascalho, terra, areia ou seja lá oque for com o intúito de sujar e dificultar o adversário)
- Saravá (usado muito pra desconcentrar o adversário)
- Encosts (quando as duas bolicas ficam encostadas)

Regras Defensivas:
Estas são nada mais nada menos que as regras ofensivas porém com o uso do "não" antes da regra. ex: não do limps, não do atacks, não do trocks etc...

Tipos de bolica especiais e crafted:
no jogo de bolica existem alguns tipos de bolica que são melhores e mais raros que os outros, agrega um valor sentimental as mesmas e um nível de status para o dono. As vezes uma colheita de um desses tipos de bolica pode causar choradeira, pancadaria, espancamento e em casos mais graves uma confusão generalisada. Por isso o jogo de bolica é um jogo complexo que exije estudo e cautela na hora de jogar.
Eis alguns tipos de bolica com valores variáveis:
- Cascalhada
- Jogues
- Americana
- Olho de gato
- Cachacina
- Leiteira
- Azulzinha
- Batatão
- Chumbinho baletão
- Meia lasca

Outras regras e palavras peculiares usadas na bolica são as regras de medidas que usam palavras diferente do convencional; geralmente verbos:
Por exemplo Meçar (verbo medir) e Cazear (verbo apostar e outros)
As brincas e as ganhas sendo que as brincas é amistoso e as ganhas é campeonato!
Fonte: Tiago e Beto durigon

Regra de Ouro: As regras são orais, têm efeitos erga omnes (contra todos os participantes) e eficácia imediata. Qualquer um dos jogadores tem autoridade para criar uma, a qualquer momento do jogo.

Art. 1º: A validade da regra dentro do sistema está condicionada a probabilidade de o adversário engolir a lorota.

Art. 2º: Toda regra que confere vantagem deve seguir rituais complexos. SEMPRE deve envolver uma certa quantidade de passos ou palmos meticulosamente contados, conferidos pelos adversários, que atestarão a justiça da contagem.

*Art. 3º: Toda regra que segue os rituais do item anterior invariavelmente termina do lado da bolinha a ser “matada”.

Art. 4º: Sempre que possível, as regras devem ser expressadas no idioma oficial do jogo de bolinha de gude, o “Mussunêisis” (derivado de Mussum, aquele dos Trapalhões, saca?), de maneira que a regra deve conter sempre um “s” na última sílaba. Exemplos: volts, limps, troquis, sujis etc.

Art. 5º: Todas as regras que conferem vantagens podem ser substituídas pela regra “tudo” para que o jogador receba todas as vantagens, e “dou nada”, para que o adversário fique na merda.

Art. 6º: Todos os jogadores devem abstrair o fato de que se existem as regras do “tudo” e “dou nada”, todas as demais regras menores são irrelevantes."
Fonte: google

2 comentários:

  1. Olá pessoal, encontrei o blog de vcs qndo estava procurando algo sobre campo de bolicas. Outro dia quase entro em uma briga por causa disso, teimavam cmgo, (teimoso é qm teima comigo) dizendo q n tinha campo de bolica mas agora q tenho mais pessoas defendendo tal tese vo em frente! Estou mandando o texto de vcs pra td mundo q n sabe, vou postar no meu blog tbm, ok? faço a referenciação!

    ResponderExcluir
  2. O que quer dizer boza minha,boza a sua ou coisa assim. Como seria a forma correta de se dizer e por que?

    ResponderExcluir

Like